Notícias

Viagem à Origem da Água da Torneira

Quase 800 crianças do concelho de Aveiro celebram o dia Mundial da água

Viagem à Origem da Água da Torneira

Águas do Vouga em conjunto com a Associação de Municípios do Carvoeiro – Vouga, a AdRA e a Câmara Municipal de Aveiro, contando com o apoio do Centro de Informação Europe Direct de Aveiro e da Escola Profissional de Aveiro, juntaram-se à Pantopeia (associação cultural de criação e promoção artística) para criar um evento especial para celebrar o dia mundial da água 2017.  

No total serão abrangidas quase 800 crianças em idade pré-escolar do concelho de Aveiro que se deslocarão nos dias 22 e 23 de março ao Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro para celebrarem a água duma forma muito especial.

Equilibrar a diversão com a aprendizagem

Este evento teve o cunho especial da Pantopeia - associação cultural de criação e promoção artística, que desenvolveu e encenou (entre outras atividades lúdicas e pedagógicas) uma peça de teatro especialmente desenhada para sensibilizar e educar o público-alvo (neste caso crianças em idade pré-escolar) para a importância da água na vida, abordando também a importância do trabalho que empresas como a AdRA e a Águas do Vouga desenvolvem para levar a água desde a natureza até às torneiras das suas casas.

Entre atividades de expressão plástica, jogos e outros momentos lúdicos e pedagógicos perfeitamente enquadrados com o ambiente e objetivos do projeto, a atividade tem o seu ponto na peça de teatro escrita e encenada pela Pantopeia que, para além da sensibilização ambiental, explica a viagem da água da torneira aos mais novos. A peça, bem como as restantes atividades, têm a flexibilidade necessária para serem adaptadas para uma faixa etária que vai desde os 4 até aos 10 anos de idade.

Um projeto a alargar pela Região de Aveiro

Este não é um projeto fechado na data em causa. Pelo contrário. As atividades desenvolvidas especialmente para este evento foram desenhadas para serem replicadas em momentos diversos nos municípios que constituem a Associação de Municípios do Carvoeiro.